Extintor de Incêndio Pó Químico Classe D

Extintor de incêndio portátil classe D

EXTINTOR – APLICAÇÃO: Para combate a fogos tipo 1 da Classe D, em locais de armazenamento e manuseio dos seguintes metais: – Sódio (Na), Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Potássio (K), Bário (Ba), Cálcio (Ca), Alumínio (Al), Zircônio (Zr) e Titânio (Ti).

NÃO DEVE SER USADO PARA INCÊNDIOS PROVOCADOS POR LÍTIO (Li), POR PODER AGRAVAR O PERIGO.

Uma classe diferente de incêndio foi criada para classificar o fogo em materiais combustíveis e pirofóricos. Incêndios nesses materiais são perigosos, pois alguns metais ao ter contato com o ar carregado de hidrogênio, a água ou alta umidade podem entrar em ignição instantaneamente, provocando um incêndio. São metais que devem ser manuseados e estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais e que podem ter reações violetas e explosões. As normas internacionais como NFPA e UL, classificam esse tipo de incêndio como incêndios CLASSE D.

No Brasil, extintores Classe D não tem normatização (normas técnicas) publicadas até o presente momento.

CódigoCargaDiâmetro
Recipiente
AlturaPeso (Kg)
EI9329 Kg175 mm680 mm17,0

CILINDRO: Calotas de aço carbono estampadas e unidas por solda resistência de topo, brasagem ou MIG. Duplo tratamento anticorrosão (fosfatização e zincagem) que proporciona uma excelente resistência a corrosão.

PINTURA: Pintura eletrostática a pó epoxi, tinta e processo ecologicamente corretos com acabamento alto brilho.

VÁLVULA E APLICADOR: Corpo forjado em latão, usinada com rosca M30x1,5. Cabo e gatilho de formato anatômico que facilita o manuseio. Mangote de descarga de grande comprimento, proporcionando maior segurança ao operador quanto a irradiação do calor e inalação de gases tóxicos queimados. Aplicador de descarga montado com ângulo de 45º para facilitar a deposição, num fluxo lento e controlado.

AGENTE EXTINTOR:

  • Pó Classe D (Base de Cloreto de Sódio – NaCl) – 9,0 kg Tempo de descarga: minimo 20s.

GÁS EXPELENTE E PRESSÃO DE TRABALHO: Nitrogênio (N2 ) – Pressão de trabalho 1,0 MPa à 20ºC.

TEMPERATURA DE UTILIZAÇÃO: -10ºC +50ºC.

NCM: 84241000.

GARANTIA: 1 Ano.

Este Produto pode ser instalado sobre o piso utilizando os Suportes para Piso.


EXTINTOR – INSTRUÇÕES DE USO

Como Usar o extintor

1- Gire o pino trava rompendo o lacre plastico, depois retire o pino.
2- Segure a mangueira firmemente e aperte o gatilho.
3- Dirija o jato à base do fogo espalhando o pó.


Observações sobre os Extintores de Incêndio:

O Extintor de Incêndio é um dos muitos produtos sujeitos à Avaliação Compulsória da Conformidade. Isso significa que deve ser fabricado, obrigatoriamente, de acordo (ou em conformidade) com requisitos definidos pelo Inmetro.

Os fabricantes de extintores de incêndio precisam solicitar a um Organismo de Certificação de Produto – OCP –  acreditado pelo Inmetro, que avaliem os seus extintores. Se forem cumpridos todos os requisitos e formalidades da Portaria Inmetro n°. 486 de 08/12/2010, o extintor recebe o Certificado de Conformidade. Os requisitos técnicos são os definidos nas normas ABNT NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis, e ABNT NBR 15809 – Extintores de Incêndio Sobre Rodas. 

As empresas que fornecem serviços de manutenção e recarga de extintores também precisam estar em conformidade com as exigências legais do Inmetro. Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.

Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.

O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.

Informações sobre a próxima Inspeção

Informações sobre a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia podem ser encontrados em cada extintor. Veja onde:

extintor de incêndio anel recarga

O Anel de plástico ou metal na válvula informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme o ano que representam: Para 2017 o anel é LARANJA, 2018 o anel é PÚRPURA. 2019 a cor é Amarelo e 2020 Verde. Para 2021 Branco. O anel deve apresentar o nome da empresa responsável pela sua colocação.

Extintor de incêndio rotulo selo

O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro demonstra que o extintor foi fabricado e manutenido por empresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor novo o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.


Links Importantes: