Extintor de Incêndio Pó Químico Púrpura K

Extintor de incêndio portátil pó químico purpura K

Extintor foi projetado para o uso na indústria de óleo e gás, pela sua característica de alta capacidade extintora e dimensões reduzidas, que confere mobilidade e alta performance.

CódigoCargaCapacidade
Extintora
Diâmetro
Recipiente
AlturaPeso (Kg)
EI9402,5 Kg40:B-C138 mm345 mm4,77

Extintor de incêndio portátil, com carga de púrpura-k, fabricado com a norma ABNT NBR 15808, fabricado em chapa de aço carbono. Pressurizado com N2, válvula gatilho com rosca M30x1,5 e acoplado um indicador de pressão com escala de 0 a 21 kgf/cm².

Destinado à proteção e combate aos riscos de incêndio em líquidos inflamáveis (classe B) incluindo equipamentos elétricos energizados (classe C), o agente extintor Púrpura-K é fabricado a base de bicarbonato de potássio com aditivos que o tornam um dos agentes mais eficientes em riscos de fogo classe B.

Temperatura de operação: -10 a 50°C.

Cilindro: Fabricado a partir de uma chapa plana de aço carbono, calandrada, com fundo e cúpula estampados a frio, soldado pelo processo MIG, incluindo a abertura para o agente extintor (gargalo). No cilindro é efetuado ensaio hidrostático, a uma pressão de 30 kgf/cm², o qual deve ser refeito a cada 5 anos, a partir da data de fabricação conforme norma ABNT NBR 15808.

Acabamento: Desengraxado, decapado e fosfatizado. Pintado externamente em pintura eletrostática a pó na cor vermelha, conforme NBR 15808.

Válvula: Tipo gatilho com rosca M30 x 1,5.

Indicador de Pressão: Fabricado em bourdon espiral de 0 a 21 kgf/cm² (1,03 MPa), com rosca 1/8” – 27 NPT.

Mangueira: Borracha com trama de nylon, acoplada uma luva de empatação e conexão com rosca M14x1,5mm em latão para ser roscada na válvula e para a saída do gás, uma luva de empatação e difusor de descarga, medidas do subconjunto das mangueiras é diâmetro ؽ” x 350mm.

NCM: 84241000.

GARANTIA: 5 Anos.

Este Produto pode ser instalado sobre o piso utilizando os Suportes para Piso.


EXTINTOR – INSTRUÇÕES DE USO

Como Usar o extintor

1- Gire o pino trava rompendo o lacre plastico, depois retire o pino.
2- Segure a mangueira firmemente e aperte o gatilho.
3- Dirija o jato à base do fogo espalhando o pó.


Observações sobre os Extintores de Incêndio:

O Extintor de Incêndio é um dos muitos produtos sujeitos à Avaliação Compulsória da Conformidade. Isso significa que deve ser fabricado, obrigatoriamente, de acordo (ou em conformidade) com requisitos definidos pelo Inmetro.

Os fabricantes de extintores de incêndio precisam solicitar a um Organismo de Certificação de Produto – OCP –  acreditado pelo Inmetro, que avaliem os seus extintores. Se forem cumpridos todos os requisitos e formalidades da Portaria Inmetro n°. 486 de 08/12/2010, o extintor recebe o Certificado de Conformidade. Os requisitos técnicos são os definidos nas normas ABNT NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis, e ABNT NBR 15809 – Extintores de Incêndio Sobre Rodas. 

As empresas que fornecem serviços de manutenção e recarga de extintores também precisam estar em conformidade com as exigências legais do Inmetro. Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.

Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.

O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.

Informações sobre a próxima Inspeção

Informações sobre a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia podem ser encontrados em cada extintor. Veja onde:

extintor de incêndio anel recarga

O Anel de plástico ou metal na válvula informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme o ano que representam: Para 2017 o anel é LARANJA, 2018 o anel é PÚRPURA. 2019 a cor é Amarelo e 2020 Verde. Para 2021 Branco. O anel deve apresentar o nome da empresa responsável pela sua colocação.

Extintor de incêndio rotulo selo

O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro demonstra que o extintor foi fabricado e manutenido por empresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor novo o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.


Links Importantes: