EXTINTOR SOBRE RODAS ESPUMA MECÂNICA

Extintor de incêndio tipo carreta espuma mecânica 50 litros
Simbolo para incêndio da classe A aparas de papéis, madeiras, tecidos
Simbolo para incêndio da classe B Líquidos inflamáveis

Extintor de Incêndio tipo carreta

Extintor indicado para combater incêndios da Classe A (Materiais sólidos – Exemplo: papel, madeira, tecidos) e Classe B (líquidos inflamáveis). Fabricado em aço carbono, com pintura vermelha por processo eletrostático e rotulação por processo de serigrafia. Fabricados de acordo com a norma ABNT NBR 15809.

CódigoCargaCapacidade
Extintora
Diâmetro
Recipiente
AlturaPeso (Kg)
EI70250 Lt10-A:80-B322 mm1150 mm92,0

CILINDRO: Fabricado a partir de uma chapa plana de aço carbono, conformado em cilindro e soldado longitudinalmente por resistência elétrica ou MIG. Calotas estampadas a frio e soldadas so cilindro do recipiente. Duplo tratamento anticorrosão (fosfatização e zincagem).

PINTURA: Pintura eletrostática a pó epoxi, tinta e processo ecologicamente corretos com acabamento alto brilho.

VÁLVULA E MANGUEIRA: Válvula tipo alavanca forjada em latão, usinada com rosca M38 x 2 com adaptador rosca de 282/1” BSP. Mangueira de 3 m, resistente e com válvula de descarga tipo pistola em plástico.

AGENTE EXTINTOR:

  • Espuma mecânica (Água + LGE AFFF 3%-6%) – 50 L Tempo de descarga: 110 a 130 s.

GÁS EXPELENTE E PRESSÃO DE TRABALHO: Nitrogênio N2 – Pressão de trabalho 1,4 MPa à 20ºC.

SUPORTE: Carreta com suporte soldado a base do recipiente para posição estacionaria na vertical.

TEMPERATURA DE UTILIZAÇÃO: -10ºC +50ºC.

NCM: 84241000.

GARANTIA: 1 Ano.

Para a correta sinalização desse produto, utiliza-se as Placas de Sinalização Fotoluminescentes.


AGENTE EXTINTOR

O LGE ou Líquido Gerador de Espuma, trata-se de um composto químico líquido e concentrado, especialmente formulado para em mistura com a água pura, do mar ou salobra, o resultado desta mistura é uma espuma com características físico-químicas especiais de resistência química e a temperatura elevadas. A espuma quando aplicada ao foco de incêndio age abafando o local, ou seja ele isola o combustível do comburente, assim extinguindo as chamas. Além disso as propriedades da espuma mecânica tornam ela um agente extintor muito versátil pois ela é capaz de contornar obstáculos devido a sua boa fluidez, confina o incêndio permitindo que o mesmo seja extinto por partes, mantendo a proteção nas áreas extintas e reduzindo a área em chamas, previne a re-ignição, sela os vapores provenientes do material em combustão e também resfria a superfície do combustível e os obstáculos sólidos.


EXTINTOR – INSTRUÇÕES DE USO

Como Usar o extintor

1- Gire o pino trava rompendo o lacre plastico, depois retire o pino.
2- Segure a mangueira firmemente e aperte o gatilho.
3- Dirija o jato à base do fogo espalhando o pó.


Observações sobre os Extintores de Incêndio:

O Extintor de Incêndio é um dos muitos produtos sujeitos à Avaliação Compulsória da Conformidade. Isso significa que deve ser fabricado, obrigatoriamente, de acordo (ou em conformidade) com requisitos definidos pelo Inmetro.

Os fabricantes de extintores de incêndio precisam solicitar a um Organismo de Certificação de Produto – OCP –  acreditado pelo Inmetro, que avaliem os seus extintores. Se forem cumpridos todos os requisitos e formalidades da Portaria Inmetro n°. 486 de 08/12/2010, o extintor recebe o Certificado de Conformidade. Os requisitos técnicos são os definidos nas normas ABNT NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis, e ABNT NBR 15809 – Extintores de Incêndio Sobre Rodas. 

As empresas que fornecem serviços de manutenção e recarga de extintores também precisam estar em conformidade com as exigências legais do Inmetro. Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.

Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.

O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.

Informações sobre a próxima Inspeção

Informações sobre a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia podem ser encontrados em cada extintor. Veja onde:

extintor de incêndio anel recarga

O Anel de plástico ou metal na válvula informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme o ano que representam: Para 2017 o anel é LARANJA, 2018 o anel é PÚRPURA. 2019 a cor é Amarelo e 2020 Verde. Para 2021 Branco. O anel deve apresentar o nome da empresa responsável pela sua colocação.

Extintor de incêndio rotulo selo

O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro demonstra que o extintor foi fabricado e manutenido por empresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor novo o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.


Links Importantes: