Quais são os tipos de Mangueira de incêndio

Um dos equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos certamente é a mangueira. Com ela, água é lançada para apagar as chamas que se propagam por um terreno ou edificação.

Mas não se trata de uma mangueira comum. É um produto específico para desempenhar a função a que está destinado. E não existe apenas um tipo. Há, na verdade, cinco modelos!

A NBR 11.861 trata da confecção e desempenho das mangueiras utilizadas no combate a incêndios. Que tal saber mais? Conheça todos os 5 tipos de mangueira de incêndio.

Mangueira de incêndio Tipo 1

Mangueira de incêndio tipo 1 uso residencial

As mangueiras de incêndio do Tipo 1, usadas em edificações residenciais. Elas são confeccionadas em fibra de poliéster e têm revestimento interno de borracha sintética. É aplicado o processo de vulcanização direta no tecido com junta de engate rápido storz.

Essa junto de união storz é utilizado especificamente nos produtos destinados a combater incêndios, como as mangueiras, válvula angulares, esguichos e outros. É fabricado em latão e tem alta resistência. A mangueira de incêndio Tipo 1 é leve, simples e resiste bem aos fungos e ao bolor.

Mangueira de incêndio Tipo 2

As mangueiras Tipo 2 são empregadas no combate a incêndios industriais, atuando em edificações comerciais, grandes fábricas e em áreas industriais. São do Modelo Petronyl 700.

Como o tipo anterior, o Tipo 2 também é produzido em fibra de poliéster e seu revestimento interno é de borracha sintética.

Mangueiras de incêndio Tipo 3

mangueira de incêndio Tipo 3 também recebe a denominação de dupla capa, é tecida em diagonal (tecimento tipo sarja), sua cor é sempre branca. Ela apresenta um tubo interno e a juntas de união storz.

É um produto confeccionado com reforço têxtil duplo de resistência muito elevada (contra abrasões e rupturas). Sua matéria-prima principal também é a fibra de poliéster e seu revestimento interno é de borracha sintética. São empregadas em incêndios industriais e no setor naval.

Mangueira de incêndio Tipo 4

Mangueira tipo 4 confeccionada em fibra de poliéster com revestimento de borracha. É ainda mais resistente a abrasões.

Um grande diferencial desse tipo de mangueira é que ela tem outro revestimento, além da borracha sintética interna. Externamente, ela também tem revestimento de borracha sintética vermelha com uniões storz. É destinada às áreas industriais (petroquímicas, refinarias de petróleo) e em todo local em que a resistência a superfícies quentes e a abrasão for necessária.

Destaca-se ainda por sua vida útil muito longa, ou seja, é bastante durável. Pode ser usada no transporte de líquidos, na indústria naval, na agricultura e em atividades efetivadas em plataformas de perfuração.

Mangueira de incêndio Tipo 5

Essa mangueira apresenta as mesmas características do Tipo 4, mas tem revestimento duplo de borracha sintética geralmente na cor vermelha. Ela apresenta uniões de engate rápido storz.

Está destinada às indústrias que têm superfícies muito quentes, já que é um tipo que resiste bem a abrasão, produtos químicos e furos.

Para um combate ao incêndio eficiente é importante diferenciar cada tipo de mangueira de incêndio, sabendo a que uso melhor ela se aplica. Lembre-se que as mais complexas devem ser usadas exclusivamente pelos bombeiros, que sabem como manuseá-las da forma certa.


Links Importantes: